O que fazer quando não sabemos o que fazer?

Na dúvida, o melhor a fazer é ficar parado em oração
Na dúvida, o melhor a fazer é ficar parado. E orar.

 

“Então veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação e disse: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a batalha não é vossa, mas de Deus. Amanhã […] não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o livramento que o SENHOR vos dará,” (2Cr 20:15-17)

 

Todos já nos deparamos com situações diante das quais não sabíamos como proceder. De fato, o inusitado tende a nos imobilizar, sobretudo, quando nos surpreende negativamente. Atônito e tomado pela perplexidade, quem sabe discernir o caminho? Emerge então a pergunta: como reagir diante daquilo que nos pegou de surpresa? O que devemos fazer quando não sabemos o que fazer?

A narrativa de 2Cr 20:1-30 lança luz sobre esta questão ao relatar a experiência vivida por Josafá, rei de Judá, quando tomou conhecimento da invasão planejada pelos amonitas e moabitas contra o seu reino. Conta a historiografia sagrada que diante da perturbadora notícia, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor em oração: “Ah! Nosso Deus […] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (v.12). A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente e emblemática: “ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos dará” (v.17).

Com base na experiência do rei Josafá, podemos concluir que a coisa mais sábia a fazer quando estamos perplexos e desorientados é justamente não fazer nada. Com efeito, diante do inesperado, do não-previsto, ninguém deve, de imediato, tomar decisão alguma, optar por nenhum caminho, tentar resolver qualquer problema sob pena de pecar por precipitação (como aconteceu com Abraão que tentou solucionar o problema da esterilidade de Sara fazendo um filho Hagar – um equívoco cujas trágicas conseqüências se arrastam até hoje). Ao invés de agir por impulso, instinto, ou no calor da emoção, quem se descobre confuso e fragilizado deve “ficar parado”, em oração, com o olhar fixo em Deus, exatamente como fez o rei Josafá (v.12).

Embora algumas pessoas insistam em repetir que há casos em que a oração de nada adianta, onde sem uma ação paralela ela não tem nenhum sentido ou eficácia, orar é realmente o melhor que podemos fazer quando não sabemos o que fazer. Disto é possível estarmos certos: orar nunca é inútil. Pois como a Palavra de Deus, a oração não volta vazia. Nas palavras do próprio Senhor Jesus Cristo: “todo o que pede recebe” (Mt 7:8).

Muito provavelmente, as pessoas que pensam deste modo sobre a oração não compreenderam ainda um de seus segredos mais maravilhosos: ela é porta para fora do labirinto da dúvida e a chave da vitória. Pois, através da oração, desviamos o nosso olhar das adversidades e dos inimigos concentrando-o Naquele de onde vem o discernimento, o sábio conselho, e, finalmente, a salvação. Não foi esta a experiência de Pedro quando caminhava sobre as águas? Enquanto tinha os olhos fitos em Jesus, avançava sem mais. Todavia, quando parou para notar o vento forte e as ondas, afundou. A lição que aprendemos com a experiência de Pedro é a mesma que aprendemos com a de Josafá: quem mantém o olhar em Deus caminha sobre as ondas da vida e não se deixa abater pelo vento contrário. E nada melhor para manter o nosso olhar em Deus do que a oração.

Na seqüência da narrativa de 2Cr 20, Deus confunde os inimigos de Josafá fazendo-os lutar entre si até se aniquilarem mutuamente. A Josafá e ao povo coube apenas passar recolhendo os despojos. Eis aqui a boa-notícia: Deus também faz conosco o que fez ao rei de Judá: instrui-nos, segue a nossa frente e nos garante a vitória. A parte que nos cabe é tão somente ficar parados em oração mantendo todo tempo o olhar fixo Nele. Afinal, como afirma o texto bíblico, a “batalha não é nossa, mas de Deus” (v.15); e Ele a peleja por nós. Recordemo-nos sempre desta verdade.

Anúncios

37 comentários sobre “O que fazer quando não sabemos o que fazer?

  1. Fico muito grata a Deus pela sua vida e sabedoria ao compartilhar! Deus abençoe você e Karine nesse novo projeto de vida! É necessário muita oração.
    Quero te dar um exemplo vivido por um amigo. Ele ficou desempregado e começou desesperadamente a procurar emprego. Um dia sentiu Deus falando ao seu coração:
    Para! Quero que você fique em casa orando, por que o emprego vai bater na sua porta. Obedeceu, mas a familia e amigos ficaram criticando a atitude dele!Depois de 3 meses, ele recebeu um telefonema, uma pessoa iria até a casa para conversar sobre um emprego.E o melhor tinha vaga para ele e para a sua esposa. As vezes isso pode parecer perigoso, preguiça, etc, mas sou a favor sempre de quando não sabe o que fazer, a melhor coisa é orar! E para orar nós não podemos ser preguiçosos, pois requer disciplina e ação.bjs

  2. Le,

    Maravilhosas palavras! Eu agradeço ao Senhor pelas suas palavras, pela sua inspiração. Ler reflexões como essa, me dão cada vez mais vontade de continuar na caminhada, por mais que às vezes me sinta perdida e orientada! Muito obrigada! beijooo, querido

  3. Difícil. Muito difícil! Um ponto a se considerar nisso tudo é que Deus nos deixa sem opção. Somos tão fracos diante da adversidade que quando ela se levanta nos evidencia como somos insignificantes. Dependemos mesmo é da Graça de Deus. E que bom que contamos com ela!

  4. FOI EXATAMENTE ESSA PERGUNTA QUE EU COLOQUEI NO GOOGLE,AGORA MESMO,
    EU ESTOU VIVENDO UM MOMENTO DA MINHA VIDA QUE REALMENTE EU NÃO SEI O QUE FAZER?
    GLÓRIA À DEUS POR SUA VIDA,
    POE ESSAS PALAVRAS,
    PELO MENOS EU VOU ORAR,
    E DEIXAR DEUS AGIR.

    DEUS TE ABEÇÕE PODEROSAMENTE COM TODA SORTE DE BENÇÃOS!

  5. Pr. Leandro é muito difícil só ser lembrada para carregar pedra. Nós viúvas, solteiras na sociedade e nas igrejas somos marginalizadas, só temos oportunidades quando eles não tem opção. Nos grandes eventos, cultos maiores e consagrações só os casais é que são lembrados, com raras exeções. Nós servimos para aqueles eventos que não tem quase ninguém ou seja somos o tapa buraco. Tenho 63 anos e sei que Deus tem pressa de minha vida. Tenho guardado o meu coração, a minha boca, mas eu enxergo graças a Deus.
    Pastor muito obrigada pelas palavras sobre Josafá, me ajude em oração, pois estou muito mal e confusa em como devo agir.

  6. Nesse exato momento me sentia tão perdida, me fazendo um monte de perguntas que estavam me deixando angustiada, mas vou seguir esta orientação e orar muito, acredito realmente que Deus faz o melhor para agente, obg.

  7. ESTOU A PONTO DE EXPLODIR.PRECISO DECIDIR ENTRE ENTREGAR A LOJA POR FALTA DE PAGAMENTO,OU INSISTIR AGORA QUE É FINAL DE ANO,OU PROCURAR OUTRO PONTO MELHOR,PORÉM NÃO TENHO DINHEIRO PARA RECOMEÇAR O QUE FAÇO?

  8. Estou mto angustiada e triste, nao sei o que fazer, falar, pensar, realmente minha alma doi, doi demais, a unica opção realmente é Nao agir……que Deus me ajude. Ore por mim Pr. Leandro.

  9. meu esposo e eu estamos passando por uma situação similar ao assunto enfocado.Pude realmente perceber que estou mesmo agindo certo.Já fizemos nossa parte, agora é continuar orando pra Deus trabalhar em nosso favor.Boa palavra.Ore por nós Antônio e Nelci.

  10. Estou com tantas dificuldades que falei Deus o que fazer quando não sei o que fazer?Joguei minha dúvida no Google.
    Olha o que encontrei!
    Um cervo do Deus vivo com uma orientação tão maravilhosa.Obrigado.

  11. Pastor Leandro!

    A paz do Senhor Jesus seja convosco e sua família.
    Estou escrevendo ao Sr. por ter tido uma feliz oportunidade em conhecer seu Blog.
    E… como muitos cristãos, fazendo uma pesquisa no Google, O que fazer quando não saber o que fazer?
    Observo que não estou sozinha, na condição de sem saber o que fazer.
    E senti em suas palavras, e, como um instrumento do Nosso Senhor, um grata presença do Amor D’Ele por nós.
    E fico grata por que quando buscamos ao Senhor de todo o coração ele nos dá as respostas.
    Em nome de Jesus agradeço pelas tuas palavras, pois vieram num momento de uma luta, onde não consigo entender, e não sabendo o que fazer.
    Aproveito para pedir um conselho… se me permitir, como aprender a ouvir a voz de Deus, ou saber separar o que realmente é D’Ele, daquilo que é da nossa alma.
    Paz de Jesus Cristo

    1. Oi Rachel. Obrigado por suas palavras tão encorajadoras. Quanto a sua pergunta, sugiro que assista os dois vídeos a seguir:

      São pregações que fiz sobre o assunto na igreja onde pastoreio. Talvez ajude. Certamente serão mais esclarecedoras do que qualquer texto que eu pudesse tentar escrever aqui.

      Deus abençoe você.

      Um abraço

  12. Olá, a paz do Senhor.
    Eu dou graças a Deus neste dia, porque ELE é fiel.
    No dia de hoje eu acabei de saber que meu nome esta lista de demissão na empresa o qual eu trabalho. E tudo isso aconteceu por uma injustiça que eu sofri. Diante disso eu comecei a questionar a Deus porque tudo isso? Porque tantas perseguições? No momento eu me encontrava se saber o que fazer e pensar.
    Mais navegando na internet, eu coloquei exatamente este tema ” O que fazer quando não sabemos o que fazer?” E Deus me conduziu até seu Blog. Essa ministração tocou a minha alma, abriu a minha mente e trouxe um conforto ao meu coração.

    Deus me fez entender que não se toma atitude precipitadamente, e me visualizar o quanto eu dependo Dele.

    Obrigado, que Deus lhe abençoe ricamente.

  13. Tudo que precisa “ouvir” hoje, falou direto no meu coração, só busquei no google…o q fazer quando não sabemos mais o que fazer….Pois bem deus através dessa pagina me mostrou .

  14. Nossa agr mesmo eu pesquisava vagas de emprego e não achei nada. Então coloquei pra pesquisar Meu Deus o que fazer? E entrei nesse site então vou continuar rezando com certeza Deus não vai me abondona.

  15. Muito complicado quando nos encontramos em dificuldades financeiras os negocios desaparecem, Verdade não sei o que fazer. Tenho orado mais passa dias e dias e nada acontece
    Peço a Deus que me oriente e venha em meu auxilio urgente através de Jesus Amém

  16. Parabens meu nome é alexandre Marques as pessoas mais queridas me chamam de Le e nesse dia de hoje eu estava olhando no Google e procurando uma palavra sabia quando encontrei esse texto que pra mim cabe como uma luva no momento que atravesso e quando vi que o autor e lê Marques ai vi que sem dúvida pra mim isso é um sinal obrigado!

  17. Boa noite. Obrigada pastor! Vc és verdadeiramente um vaso nas mãos de Jesus! Exatamente hoje não sabia o que fazer diante de muitas decepções, preocupações, ventos contrários, me sentindo como se estivesse caminhando pra lugar nenhum! E hoje Deus me disse através de suas palavras: Pare! Ore! Veja! o livramento que o Senhor trará sobre sua vida! Sou contigo, nãos estás sozinha! Amém, Amém e Amém!

  18. Primeiro: Porque ficamos em dificuldade financeira, porque os negócios desaparecerão. Resposta: Como está sua vida espiritual? Você está em comunhão com sua Igreja? Como está a união familiar, Se você está em pecado, lembre-se que Deus corrige aos que ama. Arrependa e faça a oração de arrependimento e consertesa a sua oração será ouvida e tudo voltará a seu lugar

  19. cansada. Terrivelmente cansada. Farta de tudo. E quando vou orar, acredite: eu nao consigo deixar de agredecer a Deus! Sem ele certamente eu teria me desesperado ( como se o desespero resolvesse alguma coisa!) ajudei tantas pessoas…e hoje sou humilhada pela propria familia. As pessoas so gostam de nos quando temos dinheiro- a verdade e essa! Sem dinheiro voce e um zero a esquerda. Por favor, orem por mim.

  20. Eu não Tenho mas esperanças não sei q caminho tomar o pior não consigo orar estou travada não sem vontade nenhuma diante da tribulação q vivo

    1. Amiga nunca desista, pois Jesus sofreu, foi humilhado,torturado, crucificado e tantas outras violências. E nós? temos que seguir o exemplo de Jesus, pois toda esta tempestade vai acalma.
      Acalme seu coração, procure pessoas que você confia e desabafe, um profissional ou alguma medicamentos, orientados.
      As vezes tantas afliçeos é precisa haver uma escuta.
      Neste momento a Luz se abre para que nós nos ternemos mais visitantes em oração. O fogo do Espirito Santo nos faz fortes em vencer um bom COMBATE….
      Jesus te ama muito,,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s